Quem Somos

Sobre o Colégio Sacramentinas

Quem Somos

Somos um colégio confessional de religião católica comprometido em formar pessoas que façam a diferença no mundo em que vivem, através da educação, independente de sua religião, credo, cor ou situação social. Indivíduos que levem nossos valores humanos, educacionais, religiosos e sociais para enfrentar todos os desafios da vida.

A Sacramentinas oferece uma excelente estrutura para atender aos seus alunos, com espaços próprios para a realização das diversas atividades do currículo escolar.

A nossa equipe conta com os melhores profissionais de educação, para preparar nossos alunos para todos os desafios intelectuais.

Sacramentinas Senhor do Bonfim, uma instituição que alia tradição e modernidade, com uma metodologia de ensino que transcende gerações. Nossos princípios fazem a diferença.

Projeto Político-pedagógico

Esse Projeto fundamenta sua política educativa baseado nas ideias do Bem Aventurado Pierre Vigne, que faz da fé e do amor, os princípios de toda educação. Objetiva atender as novas diretrizes educacionais, vista na complexidade de se formar cidadãos, na era dos avanços científicos e tecnológicos, rompendo os paradigmas existentes, visando uma educação atualizada e de qualidade, numa perspectiva sócio-histórico-interacionista, interdisciplinar e transdisciplinar com a participação de toda comunidade educativa.

Pretende-se formar pessoas equilibradas, intelectualmente competentes, abertas ao progresso, religiosos, amáveis e comprometidas com a justiça social.

No acompanhamento das mudanças que atendem efetivamente essa proposta, inserem-se nesse contexto, os estudos para o conhecimento das nossas heranças, a origem dos nossos costumes e tradições, fundamentados na Lei 11.645 de 10 de março de 2008, para incluir no currículo a obrigatoriedade da temática “ História e Cultura Afro Brasileira, Africana e Indígena.

Princípios Norteadores

Missão

Ser uma escola dinâmica que acompanha as mudanças sociais, tecnológicas e pedagógicas, atendendo às diferenças individuais, através da relação Família/Escola, cada vez mais forte, com a finalidade de formar o cidadão: consciente, crítico, responsável, autônomo, criativo, solidário, emocionalmente equilibrado, capaz de descobrir Deus em suas relações e que demonstre ações transformadoras para o bem-estar comum, tendo como ponto de referência maior o Amor.

Visão

O Colégio, inspirando-se na filosofia da Congregação “tornar o homem feliz”, segundo o plano de Deus, “descobrindo, acolhendo e desenvolvendo tudo que é germe de vida”, tem por fim formar cidadãos conscientes, através da aquisição de habilidades e conhecimentos que são indispensáveis ao exercício ativo e crítico da cidadania, na vida cultural, política, social, religiosa e no mundo do trabalho, conforme princípios e disposições da legislação vigente.

Educar, para o Padre Vigne, Fundador da Congregação das Religiosas do SS. Sacramento é preparar o futuro à luz da fé e do amor, que é a tônica da pedagógica sacramentina como um caminho que leva à educação dos sentimentos, além do intelecto.

Valores

Preocupado com a formação integral do ser humano, o Colégio prima por uma educação pautada em valores, visando, portanto, a realização plena da pessoa, a atualização de seu potencial dentro do mundo em que vive e pelo qual é responsável, tendo como suporte os valores humanos, religiosos e sociais básicos.

Busca-se na fé cristã, valores básicos e comuns necessários para o desenvolvimento das possibilidades da pessoa num convívio humano e cristão.

A partir dessas premissas são organizadas as atividades curriculares, viabilizando o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos, a oportunidade de diálogo, a participação, a busca constante da verdade e a possibilidade de cada um tornar-se um ser criativo, agente de sua história pessoal e social.

Nesse sentido, coloca-se a pessoa no centro do processo educativo, dando-lhe condições de descobrir e desenvolver valores reais, tais como: autonomia, consciência crítica, respeito à pluralidade cultural, dignidade humana e a fé.

Considerando que o sujeito deve ser agente do seu próprio crescimento e desenvolvimento, comprometido com o grupo social a que pertence. Portanto, responsável pela sua história pessoal e social, é tarefa da educação dar-lhe condições para que isso ocorra concretamente, ajudando-o a refletir sobre o mundo e o contexto social que o rodeia.

Ressaltando a importância de encorajarmos o educando a ter autonomia intelectual e moral, a interagir e resolver os seus conflitos, a tomar iniciativa na resolução dos seus interesses, a confiar na sua capacidade e ter uma autêntica experiência de Deus.

Os alunos desta instituição são preparados para construir e desenvolver habilidades e competências traduzidas nas áreas de conhecimento indicadas pela Base Nacional Comum, adotando aspectos da vida cidadã como suportes essenciais para a contextualização e implementação de uma prática pedagógica crítica e globalizada.

As finalidades educativas

A finalidade da educação a ser ministrada, inspirada na filosofia da Congregação: “Tornar o homem feliz”, segundo o plano de Deus, “descobrindo, acolhendo e desenvolvendo tudo o que é germe de vida” e formar cidadãos conscientes, através da aquisição de habilidades e conhecimentos que são indispensáveis no exercício ativo e crítico da cidadania na vida cultural, política, social, religiosa e no mundo do trabalho, conforme princípios e disposições da legislação vigente.

1 - Solidariedade e o sentimento de amor ao próximo, como forma de refletir Deus em sua vida.

2 - A capacidade de lidar com o conhecimento e a realidade através de uma consciência reflexiva e crítica.

3 - O desenvolvimento da cidadania e o compromisso ético com as transformações e a construção da sociedade.

4 - A iniciativa e a autonomia para enfrentar os desafios e empreender ações de mudança e de desenvolvimento social.

5 - A curiosidade, a criatividade e a inventividade para descobrir novas formas de atuar e de participar dos projetos individuais e coletivos.

6 - A valorização e a expressão das emoções através de atitudes maduras e responsáveis.

7 - A habilidade e a competência para atuar no mundo do trabalho alicerçado em valores de compromisso com o bem-estar social.